artigos

ENSAIO



Teatro Anatómico

Escrito a partir do tema Monstros, desenvolve-se a noção de monstruosidade através das noções de desregra e desumanização da figura humana, exemplificadas pelas perspectivas de Maeterlinck, Artaud, Kantor, Picon-Vallin em função do desenvolvimento da ideia de sensibilidade. Publicado na revista Textos e Pretextos nº 8.


Um outro o mesmo

Escrito para integrar uma publicação comemorativa do Teatro O Bando, introduz três noções desenvolvidas por João Brites sobre a interpretação do actor: Presença, Planos de Expressão e Personagem Intermédia.



O actor em Artaud

Escrito no contexto do seminário de Ciências do Espectáculo, na F.L.U.L., o texto apresenta uma leitura da perspectiva de Artaud sobre o trabalho do actor desenvolvendo o lugar da emoção, não como memória, mas como contínuo físico e intelectual.


ANÁLISE DE TEXTOS



O Teatro da Morte, de Tadeusz Kantor

Escrito no contexto do Seminário de Documentação, com Maria Helena Serôdio. Apresentação do mais conhecido manifesto de Tadeusz Kantor, escrito em paralelo à criação do espectáculo A classe morta, e que marca um momento de consolidação da sua linguagem estética.



From logos to landscape: text in contemporary dramaturgy, de Hans-Thies Lehmann

Escrito no contexto do Seminário de Tradução e Dramaturgia, com Vera Sampayo de Lemos. Apresentação da análise de Lehmann sobre o estatuto pós-dramático do texto na criação performativa contemporânea.



A visão dionisíaca do mundo, de Friederich Nietzsche

Escrito no contexto do Seminário de Estética Teatral, com José Pedro Serra. O texto A Visão Dionisíaca do Mundo foi escrito entre Junho e Julho de 1870 e pode ser considerado, conjuntamente com as conferências O Drama Musical Grego (Janeiro de 1870 ) e Sócrates e a Tragédia (Fevereiro de 1870), como um escrito preparatório da Origem da Tragédia, editada em 1872.



You can't peep the window without impunity

Escrito no contexto do Seminário de Estética Teatral, com José Pedro Serra. Comentário a As Bacantes, de Eurípides, desenvolvendo o olhar como momento trágico em associação às personagens de Édipo e Cassandra.



Formas de estranhamento e reconhecimento em A Mãe, de Bertolt Brecht

Escrito no contexto do Seminário de Teatro e Sociedade, com Vera Sampayo de Lemos. Que estratégias formais são utilizadas em A mãe que cumpram a função prática de um estilo dramatúrgico de “compreensão e educação”?



Recensão do artigo History, Hermeneutics and Narrativity, por Thomas Postlewait

Escrito no contexto do Seminário de Documentação, com Maria Helena Serôdio, apresenta a problemática da perspectiva e da interpretação enquanto processo hermenêutico que questiona a narratividade na escrita dos textos históricos; ou, sobre o problema da narratividade na representação de acontecimentos.



DOCUMENTAÇÃO



Duas visões d'O Lodo

Escrito no contexto do Seminário de Documentação, com Maria Helena Serôdio. Exercício de comparação entre críticas de teatro de períodos diferentes (1923; 1979) ao mesmo texto dramático, O Lodo, de Alfredo Cortez.



Theatro Independente

Escrito no contexto do Seminário de Iconografia Teatral, com Maria João Brilhante. Apresentação documental e iconográfica do Theatro Independente, um teatro existente entre 1905 e 1914 na cidade do Barreiro.

















.